Dador de Sangue

Hoje celebra-se mais uma data importantíssima, o 𝗗𝗶𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗗𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗴𝘂𝗲, em Portugal é comemorado anualmente no dia 27 de março. Esta data tem como objetivo reconhecer e agradecer a todos os doadores de sangue em Portugal, que com seu gesto altruísta e solidário, ajudam a salvar vidas.

O Dia Nacional do Dador de Sangue

O Dia Nacional do Dador de Sangue em Portugal é comemorado anualmente no dia 27 de março. Esta data tem como objetivo reconhecer e agradecer a todos os doadores de sangue em Portugal, que com seu gesto altruísta e solidário, ajudam a salvar vidas.

A data foi instituída pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) em 2014, como forma de incentivar a doação de sangue e aumentar o número de doadores em todo o país.

Neste dia, são realizadas várias ações de sensibilização em todo o país, com o objetivo de incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue e de reconhecer a importância do gesto dos doadores.

O que é?

Um dador de sangue é uma pessoa que voluntariamente doa uma quantidade de sangue para ser utilizado em transfusões de sangue em outras pessoas que necessitam de transfusões devido a doenças, cirurgias ou outras condições médicas. A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que pode salvar vidas.

Os dadores de sangue geralmente doam sangue em bancos de sangue ou em unidades móveis de doação de sangue. Antes de doar, são feitas algumas perguntas para garantir que o doador esteja apto a doar sangue, como questionários de saúde e exames físicos.

A doação de sangue é segura e não prejudica a saúde do doador. Após a doação, o sangue é testado para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis pelo sangue antes de ser usado em transfusões.

Ser um dador de sangue é uma forma importante de ajudar a salvar vidas e ajudar a suprir as necessidades de sangue em hospitais e clínicas médicas.

Quem pode doar sangue?

Nem todas as pessoas podem doar sangue, mas a maioria das pessoas saudáveis podem ser doadoras de sangue. Para doar sangue, é necessário atender a certos requisitos médicos e de saúde.

Em geral, para ser um dador de sangue, é preciso:

  • Ter idade entre 18 e 65 anos (em alguns países, a idade máxima pode variar);

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Pesar pelo menos 50 kg;

  • Não estar grávida ou amamentando (mulheres);

  • Não ter tido relações sexuais sem proteção ou com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;

  • Não ter feito tatuagens ou piercings nos últimos 6 meses;

  • Não ter realizado cirurgias de grande porte nos últimos 6 meses.

É recomendado doar sangue ?

A doação de sangue é um ato seguro e recomendado para pessoas saudáveis que atendem aos requisitos médicos e de saúde necessários para doar.

Doar sangue é uma forma importante de ajudar a salvar vidas e suprir as necessidades de sangue em hospitais e clínicas médicas. Além disso, a doação de sangue pode ter benefícios para o próprio doador, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e a renovação do estoque de células sanguíneas no corpo.

Em resumo, a doação de sangue é uma ação importante e recomendada para ajudar a salvar vidas e suprir as necessidades de sangue em hospitais e clínicas médicas, desde que sejam seguidos os requisitos médicos e de saúde necessários para doar.

Anterior
Anterior

Trabalho Forçado

Próximo
Próximo

Radiação Ionizante