Buscar

Testes em contexto laboral, casamentos, batizados e eventos culturais e desportivos

A Norma referente à Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, emitida pela Direção Geral da Saúde, reforça a realização de rastreios laboratoriais como medida de controlo da transmissão comunitária.


Esta norma passa a prever a obrigatoriedade da realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a 10.


Em eventos de natureza cultural, desportiva, ou corporativa, deve haver testagem sempre que o número de participantes/espetadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.


O Conselho de Ministros também decidiu que o certificado digital pode ser um instrumento que substitui a apresentação de um teste nestes eventos.


Em contexto laboral, nos locais de maior risco de transmissão, como as explorações agrícolas e o setor da construção, recomenda-se a testagem com uma periodicidade de 14/14 dias. A mesma recomendação deve ser seguida nos serviços públicos e nos locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores (independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica), nos termos do Plano de Promoção da Operacionalização da Testagem para SARS-CoV-2.


A Medimarco efetua Testes Rápidos de Uso Profissional que possibilita a Emissão do Certificado Digital Europeu, com validade de 48h.


Já pode fazer o seu teste à COVID-19 de forma completamente GRATUITA na MEDIMARCO e em Unidade Móvel, se cumprir os seguintes requisitos:

  • Não possuir esquema vacinal completo contra a COVID-19 há pelo menos 14 dias;

  • Não possuir certificado que ateste a recuperação de infeção por SARS-CoV-2 há mais de 11 e menos de 180 dias;

  • Ter 12 ou mais anos;

  • Não ter realizado, no corrente mês, mais de 4 Testes comparticipados pelo SNS.

13 visualizações0 comentário