“10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz” é a campanha anual da Cáritas, à qual a Medimarco se associou e que arrancou a nível nacional no dia 14 de novembro.

“Há Gestos que Constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela junto numa das clínicas da MEDIMARCO (Marco de Canaveses, Penafiel, Porto). Este ano a campanha tem algumas novidades e entre elas a possibilidade de adquirir online através do site: https://www.medimarco.pt/campanha-de-natal
As verbas angariadas através da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” são anualmente canalisadas para dois objetivos de carácter nacional e internacional. Em 2021, serão um contributo para a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), e serão, também, aplicados em projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (35%).
Entre maio de 2020 e outubro de 2021, a Cáritas Portuguesa apoiou, através do programa “Inverter a curva da pobreza em Portugal”, mais de 18 mil pessoas (6 610 famílias – 3 042 novas famílias apoiadas) com dificuldade diretamente resultantes da Covid-19, um número que acresce aos pedidos recebidos pela rede nacional Cáritas num contexto anterior ao da Pandemia. Apesar das necessidades ao nível alimentar, é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas relacionadas com a habitação (61% – rendas), de despesas relacionadas com a saúde (15%), e ao pagamento de despesas relacionadas com a eletricidade (13%).
Com a campanha Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz, a Cáritas Portuguesa quer continuar a promover os valores da Paz e do Desenvolvimento Humano em Portugal e no Mundo.