Banner1-02.jpg

A infância e a adolescência são os períodos em que o ser humano assimila os conhecimentos e comportamentos que permanecem durante a vida adulta. Interiorizar hábitos e comportamentos relacionados com a segurança e com a prevenção é um processo muito lento que deve iniciar-se numa fase precoce da formação do individuo. Tanto na escola como no trabalho a interiorização de valores, práticas e comportamentos que promovam um ambiente de trabalho digno e saudável, assenta num compromisso entre todos os seus atores. A escola é um veículo de saber e conhecimento e deve ela própria constituir-se como exemplo de boas práticas na promoção da segurança e da saúde no trabalho.

É importante incentivar o desenvolvimento de competências adequadas dos profissionais da educação para que estes possam assegurar as aprendizagens dos seus alunos sobre a prevenção de riscos profissionais, sob a coordenação pedagógica de uma equipa especializada para o efeito.

 

Questões tipo a abordar:


• Já pensaste que a escola (hoje) é o teu local de "trabalho"?


• Sabes se os produtos de limpeza usados em tua casa ou pelas auxiliares na tua escola são utilizados de forma segura? Como?


• Se não mantiveres o teu quarto ou a sala de aula arrumados e organizados, o que pode acontecer?


• Sabias que o bullying tem efeitos negativos tanto na saúde como no desenvolvimento da personalidade?

 

 

 

A iniciativa, "Crescer em Segurança: Boas práticas no presente. Segurança no futuro", é desenvolvida pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), à qual a Medimarco se associou, levando às Escolas os Técnicos Superiores de Segurança para abordar várias temáticas de prevenção de riscos profissionais.